Casos de dengue aumentam por causa de fossas abertas

|

http://rondoniadigital.com/wp-content/uploads/2009/09/agente-visita-residencia.jpg

O Comitê de Combate à Dengue de Cacoal, formado por representantes da secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Setor de Endemias, e entidades de classe, esteve reunido na última semana, para tratar de um problema atípico: o aumento no número de casos de dengues nos últimos quatro meses. A causa da proliferação do mosquito nesta época, seriam as fossas não aterradas após a colocação das redes de saneamento básico. Não há como combater os mosquitos dentro das fossas, e algumas tem frestas por onde o inseto entra e sai, podendo transmitir a doença às pessoas.
Comitê traça estratégias
Entre os assuntos tratados na última reunião com o Comitê de Combate à Doença está a notificação das pessoas que tenham fossas não aterradas, bem como terrenos baldios. Os bairros que apresentaram maior índice de infestação, e número de pessoas diagnosticadas com a dengue foram: bairro Floresta, com 190 casos, seguido do bairro Jardim Clodoaldo, com 98 casos, no centro foram notificados 70 casos confirmados.
Perigo
A responsável pelo setor de Vigilância em Saúde, Ivani Groomann, se mostra preocupada com o aumento no número de casos. Para se ter uma ideia, no ano de 2008 foram registrados quase 1,3 mil casos. Este ano até o final de agosto já são 955 casos. Com o início do período chuvoso é possível que haja uma epidemia, como a que ocorreu em 2004, com mais de três mil casos de dengue, incluindo as mais graves do tipo neurológica. Além disso, este ano os casos estão mais graves do que em anos anteriores: “Os casos estão aumentando entre crianças e idosos, e com mais internações, já que as pessoas apresentam complicações no quadro”, alertou Ivani.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Portal da Saúde | desenvolvido por Afonso Mendes e Fábio Sá | afmendes@noticiasdeipiau.com | fabiosolaris@hotmail.com